Já fizemos alguns artigos aqui com informações um pouco mais técnicas sobre projetos, acessibilidade e conceitos que você não encontra em blogs por aí.

Fizemos até um ebook com o que você precisa saber antes de começar uma obra, mas ainda existem muitos conceitos que podemos explorar e que é necessário conhecer para ter um bom andamento do projeto.

Um desses conceitos é sobre sistemas de construção.

Em outras palavras: você já decidiu começar a obra de um edifício ou casa, mas como vai construir isso?

Decidindo qual sistema de construção vai usar no projeto, pode economizar na obra inteira, com métodos e materiais melhores para o que pretende fazer.

E aí, vamos falar um pouquinho sobre sistemas de construção? Continue a leitura e vamos te ajudar!

 

O que é alvenaria estrutural?

Ele é dos sistemas de construção mais utilizados, que não tem vigas ou pilares. Dessa maneira, a sua parede sustenta o peso e veda a construção.

Ele é feito com blocos de concreto e cerâmica se encaixando e sustentando o local; por isso, é importante evitar a quebra da estrutura e não fugir do padrão nas esquadrias.

Uma outra diferença nesse tipo de construção é que as instalações elétricas e hidráulicas precisam ser feitas no assentamento.

Isso é chamado de racionalização e é graças e ele que, no futuro, você não vai encontrar cortes nos seus blocos.

 

Quais as vantagens da alvenaria estrutural e para qual obra é indicada?

Existem duas vantagens principais que pode contar nesse tipo de obra:

  1. Vai economizar bastante em material – e isso conta muito, principalmente se estivermos falando de arquitetura comercial.
  2. Sua finalização da obra vai ser muito mais rápida se comparar com outros tipos de sistemas de construção.

A alvenaria estrutural é indicada para quem não pretende ter muitas fachadas de vidro ou outras divisões que não usem paredes.

Outra coisa importante é que esse tipo de sistema de construção não é recomendado para quem deseja reformar a edificação no futuro.

 

E o concreto armado, o que é?

O concreto armado é o mais usado aqui no Brasil e a maior característica dele é que usa vigas ou pilares, que vão funcionar como esqueleto da sua edificação.

As paredes servem só para separar os ambientes (chamada de vedação), já a sustentação do peso da sua construção é feita pelo esqueleto.

Na estrutura de concreto armado, é importante que o dimensionamento seja calculado de forma correta e siga as normas de órgãos reguladores que estejam vigentes.

Como todo sistema de construção, o concreto armado tem os prós e contras. Confira a seguir!

 

Vantagens do concreto armado e para quem é indicado

Se você precisa de uma obra com liberdade criativa, quer ter um ambiente mais acessível ou pretende reformar o imóvel, então pode ser que o concreto armado seja mais vantajoso.

Quando você não coloca o peso da sua obra nas paredes, acaba retirando também os limites que teria para as medidas do projeto. Ou seja: esse tipo de construção é indicado para quem precisa de algo sem restrições.

Porém, ainda existe a questão de que o tempo para finalizar o projeto é maior e o custo também.

Para ter uma ideia, as paredes erguidas vão ser quebradas para vedar e instalar a tubulação – isso causa prejuízo, porque aumenta o gasto com mão de obra e materiais.

Portanto, se pretende fazer uma obra menor e com limitações, a melhor escolha vai ser a alvenaria estrutural.

 

Mas afinal, alvenaria estrutural ou concreto armado: como escolher?

O sistema de construção usado na sua obra vai depender bastante do tipo de projeto que pretende fazer e quais são os seus planos para o futuro.

Por isso, não temos como te falar qual é o melhor sem um apoio mais específico ao projeto.

Falando nisso, é aí que entramos. É importante que você não tome a decisão de qual sistema de construção usar sozinho.

Acredite, isso pode gerar um prejuízo enorme para o seu bolso no futuro, sem falar os riscos que corre de desabamento e outras situações ruins sem contar com uma supervisão.

Por isso, recomendamos que conte com um profissional capacitado. Quer contar com uma ajuda de quem realmente entende do assunto Clique aqui e receba um contato do nosso arquiteto.

 

Escrito por:


Josias Pulquério
CEO | Fundador
ArqDrive – Arquitetura Virtual