Você já confiou a vida dos seus filhos a um estranho? Ou já entregou as chaves do seu carro na mão de alguém sem habilitação?

Se você não confia os seus bens a pessoas despreparadas para lidar com eles, isso precisa valer também para o lugar que você vai chamar de lar ou seu espaço corporativo.

Não adianta pegar o projeto da sua casa ou empresa e dar na mão de qualquer um que se diga bom naquilo. É necessário contratar um arquiteto competente.

O arquiteto é a pessoa que vai considerar conforto, ventilação, iluminação, lógica dos espaços, prazer visual e estética. Tudo isso, no final, vai fazer com que o seu espaço (seja uma casa ou um escritório) não fique apenas mais bonito, mas funcional e agradável de viver.

Para não cometer o erro de ter um lugar bonito e pouco funcional, ou o contrário, separamos informações relevantes sobre a importância de contratar um arquiteto. Dá uma olhada!

Verificam a viabilidade de projetos

Você pode ter tido ideias maravilhosas para um projeto fantástico, mas será que elas são viáveis? E mais: estão dentro do orçamento que você planejou?

Você já deve ter ouvido a expressão: “Não adianta tentar colocar São Paulo dentro do Rio de Janeiro”. E o pior é que muita gente faz isso…

Por não ter o estudo e preparo que os especialistas possuem, acabam querendo fazer algo que não é viável para a estrutura de um terreno, ou que não esteja de acordo com as leis.

O arquiteto é a pessoa que vai colocar o seu sonho no papel e te dizer o que dá ou não para fazer.

Têm acesso às tendências estéticas otimizando custos

O melhor é que caso alguma parte do seu projeto não tenha viabilidade, você pode contar com a ajuda do arquiteto para refazer o projeto igualmente bonito e funcional.

O arquiteto é especialista em organizar ambientes externos e internos, sejam para casas, empresas, cinemas, teatros ou museus, por exemplo.

E isso é ótimo, porque significa que ele tem acesso ao que tem de mais moderno e que é tendência – tudo isso por custos menores que teria se fizesse por você mesmo ou com alguém despreparado.

São formados para te ajudar a planejar projetos

A importância de contratar um arquiteto é ter o projeto do jeito que você sonhou. Ele estudou para fazer isso e os melhores conseguem fazer com excelência.

Os arquitetos da ArqDrive, por exemplo, já fizeram vários projetos que até superaram as expectativas iniciais dos clientes. Dá uma olhada no nosso Instagram e confira!

Nós projetamos os ambientes de acordo com o tamanho disponível, oferecendo soluções criativas e responsáveis, garantindo conforto e produtividade.

É assim que definimos um bom projeto: ele precisa ter beleza estética, ser viável e funcional. Por isso que nós projetamos tudo de acordo com o espaço e custos disponíveis.

O arquiteto proporciona estética e funcionalidade

Uma outra coisa que não poderia faltar aqui sobre a importância de contratar um arquiteto é a questão de estética versus funcionalidade.

Se você contratou um engenheiro, por exemplo, ele será mestre na parte estrutural do seu projeto, como dimensionamento de cargas, colunas, vigas, ferragens etc.

Já o arquiteto é quem vai relacionar tudo isso com:

  • Iluminação;
  • Ventilação;
  • Insolação;
  • Claridade;
  • Conforto acústico e térmico;
  • Acessibilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Design de objetos e móveis;
  • Harmonia visual.

Já pensou em ter uma casa linda, mas quente demais? Ou, de repente, a sua casa tenha até uma boa ventilação, mas não tenha um espaço bem aproveitado…

O arquiteto vai relacionar tudo isso para que o espaço seja, além de  lindo agradável. É ele quem vai unir o estético ao funcional.

Tome cuidado ao contratar um arquiteto

Estamos falando aqui da importância de contratar um arquiteto, mas isso não significa que você deva contratar qualquer um para fazer o seu projeto, ou você vai correr o risco de ter algo bem diferente do que sonhava.

Para ter certeza de que está contratando um bom arquiteto, é importante levar em consideração que:

  • Ele precisa ter experiência e competência;
  • É importante conhecer algum projeto dele;
  • Custos baixos nem sempre são o melhor caminho;
  • Você precisa firmar um contrato;
  • Existem necessidades legais;
  • Você deve estar por dentro do projeto o máximo possível.

Já entendeu a importância de contratar um arquiteto? Então, veja qual serviço mias combina com você!

Nós da ArqDrive trabalhamos com arquitetura virtual e estamos prontos para atender suas necessidades como cliente.

Já realizamos vários sonhos e deixamos espaços internos e externos viáveis esteticamente e com funcionalidade. Dá uma olhada nesses projetos!

Alguns serviços e soluções que você encontra por aqui para realizar seus sonhos são:

– Decoração (online): Design de interiores, em que você recebe os arquivos no seu computador ou celular. A cada fase concluída, você vai receber um aviso no e-mail cadastrado referente à etapa finalizada.

– Consultoria (online): Se precisar tirar dúvidas e fazer o planejamento da sua casa ou apartamento, o plano de consultoria online com nossos experts é a opção certa.

– Construção (presencial): Podemos te ajudar com a construção do seu projeto e realizar o seu sonho com alta qualidade.

– Reforma (presencial): Se você precisa reformar o seu ambiente, essa é a nossa melhor solução.

Por enquanto, os serviços presenciais são exclusivos para clientes de Cuiabá, Várzea Grande e regiões da Baixada Cuiabana. Mas fique tranquilo, porque em breve novas localidades serão atendidas.

E aí, você quer ter o projeto de sua casa nova ou ambiente corporativo em poucos passos e feito sob medida? Então, está na hora de falar com um especialista da ArqDrive.

 

Escrito por:


Josias Pulquério
CEO | Fundador
ArqDrive – Arquitetura Virtual