O mercado de arquitetura e urbanismo vem crescendo cada vez mais e a todo vapor. Só no primeiro semestre de 2018, aconteceram 5% mais serviços nesse setor, se comparado com o mesmo período de 2017.

Tanto os espaços corporativos como os ambientes familiares estão apostando em lugares mais dinâmicos, personalizados e que representem exatamente o que as empresas e famílias têm para comunicar.

Atualmente, não existe mais a ideia de que todo o local deve ser uniforme, com cores estabelecidas e sem personalidade…

Isso porque todos os ambientes precisam comunicar algo, e isso pode ser feito por meio das cores, móveis, acessórios e objetos.

Uma tendência forte nos últimos tempos, falando de arquitetura, é o uso dos objetos facetados. Quer saber mais sobre isso? Então, dê uma olhada no que preparamos para você!

O que são objetos facetados?

São objetos que ganham formas de polígonos e hexágonos, podendo ser mais assimétricos ou irregulares – por isso chamados de facetados.

Esse formato é tendência no setor e voltou com tudo esse ano em luminárias, relógios, móveis, vasos e até no próprio desenho da casa.

Se você investir em objetos facetados, terá um ambiente moderno e com visual diferente do comum. Além disso, eles têm o poder de diminuir o brilho, garantir maiores reflexos e aumentar as refrações de luz.

Para ter ideia, essa técnica, que vem sido utilizada na arquitetura, é a mesma que os lapidadores usam em joias preciosas, o que dá a impressão de ter algo mais precioso.

 

A tendência que conquistou o coração dos designers e arquitetos

Os objetos facetados já eram conhecidos na matemática e geometria, mas ganharam um espaço incrível nas decorações modernas e composições de design.

Isso tudo porque eles são responsáveis por toques atuais e diferenciados em todos os ambientes e podem ser utilizados na sua casa (para uma decoração mais pessoal) ou em empresas (para ambientes corporativos mais descontraídos).

 

Cuba facetada no banheiro

Os objetos facetados, assim como essa cuba no banheiro, permitem que o ambiente fique mais descontraído e elegante ao mesmo tempo.

Além da aparência que remete a uma escultura e obra de arte, o formato dessa cuba permitiu um reflexo maior no ambiente – mesmo o objeto em questão sendo escuro.

O formato do objeto fez com que a luz refletida fosse mais forte no banheiro, não deixando que o ambiente ficasse apagado.

 

Paredes com formas geométricas

Uma outra tendência junto com os objetos facetados é a parede com formas geométricas, deixando o ambiente mais descontraído, moderno e jovial.

Você pode combinar cores pastéis e neutras ou algumas mais fortes (como viu nas imagens acima). Isso pode acontecer nas pinturas, adesivos em paredes ou até mesmo em gessos 3D nas paredes.

De qualquer maneira, combinar as formas geométricas com os móveis e outros objetos facetados vai dar uma outra cara ao seu ambiente.

 

Lugares facetados

Além dos objetos facetados e paredes com formas geométricas, você também pode optar por projetos assimétricos ou com formas irregulares para ter um ambiente diferente não só por dentro, mas por fora também.

Na primeira imagem acima, você consegue observar um prédio facetado, com uma forma interessante e visual moderno, que chama atenção de quem olha e ainda transmite a sensação de um lugar precioso.

Isso acontece por conta da forma do prédio, por ser parecido com uma joia. Além disso, ele também favorece os contrastes e diferentes pontos de luz.

Uma outra tendência que você pode notar na primeira imagem é o uso de vidro espelhado, que pode ser usado para aumentar o reflexo e dar a sensação de raridade.

Já na segunda imagem, você pode notar por dentro de um ambiente os vidros em formatos irregulares, que complementa o desenho do local.

 

Objetos facetados

Nas imagens acima, você pode notar diferentes objetos facetados, como:

  • Cadeira facetada;
  • “Sofá” facetado;
  • Nichos assimétricos;
  • Cachimbo facetado.

Esses e outros objetos facetados podem ser utilizados para uma composição mais moderna.

O lado positivo de utilizar objetos facetados é que você pode renovar sua decoração usando pequenas peças, que também pode garantir uma funcionalidade maior no ambiente, já que possibilita as refrações de luz que falamos aqui.

E então, o que você achou dos objetos facetados que apresentamos aqui? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, comente aqui e faça as perguntas que precisar para saber mais sobre essa tendência.

 

Escrito por:


Josias Pulquério
CEO | Fundador
ArqDrive – Arquitetura Virtual